quinta-feira, 26 de março de 2009

Twitter... e a sua importância no jornalismo

Ao contrário do que muita gente pensa “o Twitter não é uma rede social, mas sim uma ferramenta de comunicação”, como relatou o fundador do Twitter, Jack Dorsey, ao jornal El Pais. Segundo Dorsey o twitter permite uma comunicaçãode uma forma “portátil e acessível" entre as pessoas; por outras palavras, o twitter simplificou a comunicação entre as pessoas.

Face a estas palavras do impulsionador do Twitter, esta nova ferramenta traduz-se no facto dos seus utilizadores terem ao seu alcance a capacidade máxima de actualização, permitindo também uma maior interacção entre os mesmos. Adicionalmante, esta rede permite que os seus utilizadores expressem as tendências daquilo que se está a passar em cada cidade e no mundo.

Esta última característica leva-nos para a importância que o twitter desempenha no jornalismo. Há quem conteste a sua utilidade, uma vez que as mensagens comportam poucos caracteres; no entanto, cada vez mais os jornalistas e o pessoal dedicado às ciências da comunicação aproveitam as vantagens desta ferramenta. Nomeadamente, pelo facto do twitter, face à sua acessibilidade e interacção, permitir uma maior comunicação entre todo o mundo.

Assim sendo, e tendo em conta a interacção, a actualização permanente, a rapidez e a diversificação dos seus utilizadores, o Twitter concentra variados requisitos que são úteis na actividade jornalística. É muito vantajoso para um jornalista ter um leque infinito de contactos que lhe permita ter acesso a um sem número de utilizadores/acontecimentos em todo o mundo. Face a estas vantagens era muito positivo para o jornalismo que houvesse um maior desenvolvimento desta rede, a fim de que informação por ela veiculada fosse cada vez mais credível.


Sem comentários:

Enviar um comentário